Entenda quais opções de investimento buscar de acordo com a necessidade de cada empreendimento
O investimento é sempre essencial para o desenvolvimento de um negócio, seja dinheiro, tempo ou conhecimento, é necessário aplicar recursos para alcançar seu propósito. Desse modo, após a estruturação do seu modelo de negócio, pode haver a necessidade de buscar investimento financeiro externo para destravar etapas e desenvolver seu empreendimento.
Saiba quais tipos de investimento existem e entenda qual se adequa melhor a realidade do seu empreendimento:
- Dinheiro Próprio
Esta é uma opção pouco acessível a empreendedores de baixa renda. Os principais benefícios são um maior controle sobre seu negócio. Contudo, o ponto de atenção é que você deixa de atrair investidores estratégicos e experientes, que podem contribuir também com conhecimento intelectual e com acesso a redes estratégicas. - Dinheiro de família e amigos
Os benefícios são o poder de negociação de um modelo de quitação da dívida mais flexível, as parcelas e os juros podem ser menores, e/ou o prazo, mais estendido; e o histórico de crédito é menos relevante e não é necessário oferecer uma garantia, por exemplo.
Já os pontos de atenção é que pode haver pressão financeira de retorno (o familiar ou amiga/o muitas vezes não pode se dar ao luxo de perder o investimento inicial, dada sua situação financeira no momento do aporte), o que nos leva também a ter que lidar com um risco emocional nessa relação; - Empréstimo Coletivo
Além da forma mais conhecida de empréstimo, que é a busca por bancos, temos o empréstimo coletivo, conhecido também como CROWDFUNDING. O objetivo é captar dinheiro com um grupo de pessoas, aumentando o alcance da sua busca e possibilitando a criação de uma comunidade de apoiadores do seu negócio.
Os benefícios são que as taxas de juros oferecidas podem ser bem mais baratas do que outras fontes tradicionais de crédito, além de serem mais acessíveis a negócios que, provavelmente, pelo seu tamanho e histórico de atuação, não passariam pelo critério de avaliação de um banco comercial.
O ponto de atenção, por sua vez, é o esforço de engajamento de rede e risco de não êxito. - Plataforma de Empréstimos
Empreendedoras que buscam essas fontes podem encontrar alternativas para antecipação de recebíveis e desconto de duplicatas. Há opções de empréstimo direto; ou empréstimos com uso de bens como garantia; e as plataformas de empréstimo conhecidas como peer-to-peer (P2P), termo em inglês que significa de pessoa para pessoa. - Equity Crowdfunding
Significa participação societária coletiva. O objetivo dessa fonte é para captações públicas. O benefício principal é que por se tratar de um fórum mais democrático, essas plataformas podem acomodar negócios e investidores com as mais diversas expectativas e especialidades que podem agregar também conhecimento ao seu negócio.
O mais comum nessas plataformas são os contratos de dívida conversíveis em participação, que é quando a relação começa com condições contratuais de um empréstimo, mas já prevê que a relação entre o seu negócio e o financiador pode evoluir para uma participação acionária.
O ponto de atenção, é que exige esforço de engajamento de rede e risco de não êxito. - Investidores Anjo
Tem como objetivo financiar empresas que estão nascendo, podendo ser um capital mais paciente, com apetite de risco e grande possibilidades de agregar conhecimento e expandir sua rede de contatos, o famoso network.
Os benefícios são que as/os investidoras(es) anjo muitas vezes aceitam tomar mais o risco inicial do negócio e geralmente contribuem para o crescimento das empresas por meio de aportes de gestão como suporte na estruturação de processos, contratação de profissionais-chave, planejamento estratégico e acesso a contatos comerciais e a novos investidoras(res).
O ponto de atenção aqui é buscar vender um tamanho de participação acionária que seja saudável para o negócio no médio e longo prazo. - Fundos de Investimento
O objetivo é financiar empresas com alto potencial de crescimento e escala, já que, como os riscos do sucesso da empresa são totalmente compartilhados pelo investidor, há a expectativa de retornos mais altos, também conhecido no mercado de investimento como retornos mais agressivos.
Os benefícios são, principalmente, que os investidores de capital de risco podem injetar grande quantidade de capital; e geralmente contribuem para o crescimento das empresas por meio de aportes de gestão como suporte na estruturação de processos, contratação de profissionais-chave, planejamento estratégico e acesso a contatos comerciais.
Já o ponto de atenção também é que você, empreendedora e sua equipe serão diluídos no capital social da empresa e precisam atender à uma expectativa de crescimento exponencial, ou seja, numa escala crescente e alta.
Considerando tantos modelos, qual seria o melhor tipo de investimento pensando no seu modelo de negócio? Para aprofundar no tema, a Investidora Anjo, Jéssica Silva Rios, aborda todos os aspectos importantes no seu curso “Como buscar investimentos para o meu negócio”, disponível gratuitamente na plataforma Desenrola.
Acesse o curso: https://diverssa.com.br/diverssa-mais-tiktok/